PontesVolume 8Número 5 • agosto de 2012

O Mercosul na encruzilhada


Discuss this articleShare your views with other visitors, and read what they have to say

Os últimos eventos políticos na América do Sul convidam à reflexão. O impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, levou a importantes desdobramentos no cenário da região: agora, o Mercosul tem um novo membro, a Venezuela, e uma série de dúvidas sobre o futuro. Há espaço para o consenso em um projeto marcado pela diversidade de matrizes institucionais entre os seus participantes? Conseguirá o bloco preservar o legado construído ao longo dos últimos 20 anos na área comercial? Será o Mercosul capaz de atrair novas adesões no futuro?

A fim de promover a reflexão sobre esses problemas, este número do Pontes debate as principais transformações pelas quais passou o Mercosul nos últimos anos. Nesse sentido, Jamile Diz aborda – e problematiza – os fundamentos jurídicos da suspensão do Paraguai e da admissão da Venezuela ao bloco. Oscar Hernández, por sua vez, discute o significado do ingresso da Venezuela ao Mercosul, tendo em vista as características do sistema produtivo do país. Finalmente, Orlando Ferreres avalia os resultados colhidos pelos quatro membros mais antigos do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –, questionando a conveniência da manutenção de uma situação semelhante no futuro.

Ademais, esta edição do Pontes apresenta dois textos voltados a outros projetos de integração, quais sejam: a Aliança do Pacífico e a União Europeia. O editorial deste número analisa a iniciativa lançada por um grupo de Estados latino-americanos com o objetivo de criar um novo espaço de integração na região. Na sequência, é a vez da Política Agrícola Comum. Capaz de afetar não apenas a relação entre os países da Europa como também o intercâmbio com outras partes do mundo, o tema é debatido por Nicola Cantore, Sheila Page e Dirk Velde.

Resultado de uma ampla reestruturação das publicações do ICTSD, o Pontes que chega até você, prezado(a) leitor(a), busca não apenas tornar a sua leitura mais agradável, como também aumentar a sua interação com a equipe editorial. Por isso, gostaríamos de convidá-lo(a) a opinar sobre as mudanças aqui apresentadas, além de comentar as notícias publicadas no site do Pontes. Caso queira nos escrever um e-mail, o endereço é [email protected].

Esperamos que aprecie a leitura.

A Equipe Pontes

One response to “O Mercosul na encruzilhada”

  1. Hilton Ferraz

    Excelente!

Add a comment

Enter your details and a comment below, then click Submit Comment. We’ll review and publish the best comments.

required

required

optional