PontesVolume 8Número 6 • setembro de 2012

Em pauta: o futuro da África


Discuss this articleShare your views with other visitors, and read what they have to say

Gigante pela dimensão e população, a África é formada por dezenas de países com as mais variadas raízes étnicas e históricas. À luz de tamanha diversidade, sob que perspectivas é pertinente empregar uma denominação comum a esse conjunto de unidades? Seriam as tristes cenas de fome ou de guerras civis? Ou, pelo contrário, o enorme potencial ali encontrado? Independentemente da resposta dada às perguntas acima e a tantas outras possíveis, uma conclusão é incontestável: se há algo que mobiliza o continente como um todo, são os inúmeros desafios que as próximas décadas trarão à África.

Componente fundamental para explicar um mundo em constante transformação, o presente e o futuro da África nos convidam à reflexão. Qual será o papel concedido ao continente em um contexto marcado pela progressiva ascensão de novos polos de poder? De que maneira os países africanos responderão às demandas do século XXI? Como buscarão inserir-se em uma realidade em rápida transformação, em que novos problemas devem ser encarados?

A edição do Pontes que chega até você, nosso(a) leitor(a), visa a contribuir para tais reflexões. No primeiro artigo deste número, Otaviano Canuto e Matheus Cavallari discutem um polêmico tema, usando o continente africano como exemplo: a abundância de recursos naturais pode ser considerada, sob o ponto de vista econômico, uma bênção ou uma maldição? A exploração deste potencial é discutida ainda por Luiz Eduardo Rielli e Mahesh Sugathan, que analisam uma mesma questão sob dois ângulos distintos. Poucos questionam que, da África, deverá sair parte considerável da oferta de energia que o mundo exigirá nas próximas décadas. Resta saber, entretanto, qual a melhor maneira de permitir que o potencial do continente se converta em realidade e, obviamente, discutir quem tem se beneficiado com as iniciativas já existentes em seu extenso território.

Finalmente, a presente edição traz dois textos que discutem a relação da África com os países em desenvolvimento. No primeiro deles, Taku Fundira aborda a inserção econômica e política dos BRICS, agrupamento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, no continente. Ademais, José Luiz Bellini Leite descreve a experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na África, apresentando os principais projetos e desafios dessa iniciativa de cooperação técnica.

Este número do Pontes começa com inúmeras perguntas. Não poderia ser distinto; em seu novo formato, a publicação deseja aprofundar a sua vocação de promotora de debates relevantes nas áreas de comércio e desenvolvimento sustentável. Parte fundamental de qualquer discussão, você, prezado(a) leitor(a), é o protagonista deste esforço. Por isso, gostaríamos de convidá-lo(a) a comentar as notícias publicadas no site do Pontes. Caso queira nos escrever um e-mail, o endereço é [email protected].

Esperamos que aprecie a leitura.

A Equipe Pontes

Add a comment

Enter your details and a comment below, then click Submit Comment. We’ll review and publish the best comments.

required

required

optional