Pontes QuinzenalVolume 7Número 20 • novembro de 2012

Informações úteis


Discuss this articleShare your views with other visitors, and read what they have to say

Centro de RI da FGV abre seleção para estágio

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) está com processo de seleção aberto para duas vagas de estágio. As atividades incluem: pesquisa em política externa e história das relações internacionais, além de auxílio na organização de debates e palestras. A carga horária do estágio é de 20 horas semanais. Os candidatos devem cursar – preferencialmente – Administração ou Economia. É fundamental ter inglês fluente. Os interessados devem enviar seus currículos para [email protected] até 20 de novembro. As entrevistas serão realizadas em 23 de novembro. Para mais informações, clique aqui.

ICTSD e Universidade de Georgetown promovem Diálogo sobre inovações verdes

Evento organizado pelo ICTSD e pela Universidade de Georgetown discutirá as mais recentes pesquisas desenvolvidas em conjunto nas áreas de inovação verde e suas implicações para as negociações climáticas. As apresentações, que ocorrerão durante as negociações climáticas de Doha, examinarão os novos modelos de transferência de tecnologia de baixo carbono e esquemas para a agilização do uso de patentes verdes, tendo em vista os exemplos de inúmeros países. Este Diálogo será realizado em 29 de novembro e contará com a participação de Joanna Lewis, professora da Universidade de Georgetown, e Ahmed Abdel Latif, do ICTSD.

Bogotá recebe cúpula acerca do impacto das mudanças climáticas sobre as cidades

Organizada pelo prefeito de Bogotá, com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Embaixada da França na Colômbia e da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros parceiros, a cúpula busca reunir especialistas, representantes de organizações internacionais e líderes políticos da América Latina. O encontro discutirá ações concretas para que as cidades da região mitiguem e se adaptem aos efeitos das mudanças climáticas, além de iniciativas capazes de reduzir as emissões de carbono nas áreas urbanas. Debates temáticos ocorrerão em diversos temas, como construção sustentável, eficiência energética e gestão de riscos. Para mais informações sobre o encontro, que ocorrerá entre 19 e 21 de novembro, acesse o site do evento.

Universidade de Stanford promove curso de verão em democracia e desevolvimento

A Universidade de Stanford receberá, entre 21 de julho e 9 de agosto de 2013, especialistas nas áreas de consolidação da democracia, do Estado de Direito e do desenvolvimento. O programa de verão oferecerá bolsas para os selecionados. A iniciativa busca atrair profissionais com pelo menos seis anos de experiência nas áreas especificadas e que desenvolvam atividades juntamente a órgãos públicos ou da sociedade civil. Inscrições serão aceitas até 23 de novembro. Mais informações são encontradas no site do curso.

Instituto promove evento sobre expansão na oferta e no uso de energia

O Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) e a Fundación MAPFRE convidam para o seminário “Oportunidades e Desafios na Expansão da Oferta e no Uso da Energia: recursos, tecnologia e gestão”. O evento visa a explorar as oportunidades e desafios em matéria de: fontes, recursos e tecnologias consideradas promissoras no contexto nacional e internacional; implantação e gestão de redes inteligentes; e premissas de um modelo setorial. A programação completa pode ser acessada aqui. O evento será realizado em 27 de novembro, das 9h às 17h, no Golden Tower Hotel, localizado à Rua Deputado Lacerda Franco, No. 148. Pinheiros (São Paulo – SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por e-mail ([email protected]). Os interessados devem informar nome, cargo, instituição e e-mail.

IRI/USP promove palestra sobre descarbonização

O Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP) promoverá o seminário “Descarbonização ou Desordem”, a ser ministrado pelo professor Eduardo Viola, da Universidade de Brasília (UnB). Nessa ocasião, Viola falará sobre o livro Sistema Internacional de Hegemonia Conservadora: Governança Global e Democracia na Era da Crise Climática (no prelo), do qual é coautor. O seminário será realizado em 28 de novembro, às 16h, no 1º andar do IRI/USP, localizado à Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5 - Cidade Universitária.

Cátedra Ruth Cardoso na Universidade Columbia seleciona bolsista

O Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso abriu novo processo de seleção de bolsista. Em cada chamada, o programa apoia a participação de um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS, sigla em inglês) da Universidade Columbia (Nova York). O Programa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Universidade Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbright). O programa visa a promover a aproximação e o diálogo entre pesquisadores dos dois países. O novo edital prevê a concessão de uma bolsa, no valor de US$ 5 mil, durante o ano acadêmico de 2013/2014 na Universidade Columbia, com duração de um semestre acadêmico (agosto a dezembro de 2013; ou janeiro a maio de 2014) ou de dois semestres acadêmicos (agosto de 2013 a maio 2014). O selecionado também receberá auxílio instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta. Moradia no campus da Universidade Columbia, em Nova York, em apartamento de um dormitório ou equivalente, e acesso às instalações e serviços da Universidade são outros benefícios ao selecionado. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário em inglês até 30 de novembro de 2012. Para mais informações, clique aqui.

Harvard oferece bolsas em sustentabilidade

O Programa de Ciência da Sustentabilidade da Universidade de Harvard abriu inscrições para bolsas (“resident fellowships”) nos níveis de doutorado, pós-doutorado e profissionais em meio de carreira engajados com os temas contemplados no Programa. Os candidatos selecionados trabalharão em iniciativas regionais com vistas a uma perspectiva integrada do desenvolvimento sustentável na Índia, na China e no Brasil. O Programa priorizará propostas de pesquisa nos seguintes temas: “Inovações em Governança para o Desenvolvimento Sustentável”; “Desenvolvimento Sustentável para o Setor de Energia na China”; “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e Arredores”; e “Inovação e Acesso a Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável”. As inscrições devem ser feitas até 15 de janeiro de 2013. Os resultados serão divulgados em março de 2013. Para mais informações sobre o processo de seleção, clique aqui.

Associação Brasileira de Relações Internacionais abre chamada para artigos

Entre 1° de novembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) receberá propostas de trabalho para o 4° Encontro Nacional, que será realizado na cidade de Belo Horizonte. O encontro aceitará submissões de trabalhos em português, inglês e espanhol, que serão distribuídos entre cinco áreas temáticas: segurança internacional, instituições internacionais, economia política internacional, história das relações internacionais e política externa. Para mais informações sobre as regras de submissão e inscrição, acesse o site do encontro.

Add a comment

Enter your details and a comment below, then click Submit Comment. We’ll review and publish the best comments.

required

required

optional